fbpx

Pastorais

A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados. 

Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “Pastorais”.

Pastoral é serviço, ação, trabalho desenvolvido pela Igreja para “atender” determinada situação em uma realidade específica.

É por meio das pastorais e do conjunto de suas atividades que a Igreja realiza a sua tríplice missão: profética, sacerdotal e testemunhal.  Não seria possível a cada sacerdote realizar todas as atividades necessárias para a Igreja cumprir sua tríplice missão, por isso a Igreja utiliza-se dos serviços dos leigos, para, como “braços” dos pastores, ajudar a Igreja.

Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão – MESC

Coordenadores: Alessandro Settímio Giuliani
Contato: (43) 9 9101-6298
E-mail: [email protected]

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Santa Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazê-lo.

Missão do MESC: Ministrar a Sagrada Comunhão a si e aos outros fiéis, quando necessário, durante a Santa Missa; Levar a Santa Eucaristia aos hospitais, residenciais, asilos, leprosários, favelas e onde a caridade cristã exigir a sua presença; Estabelecer contato com os familiares; Inteirar-se da situação econômica e vida cristã da família, oferecendo, na medida do possível, a solução adequada aos problemas constatados; Proporcionar aos doentes e seus familiares o conforto cristão; Preparar o doente para a recepção dos Sacramentos da confissão e da Unção dos Enfermos; Procurar despertar o interesse de todos os membros da família do assistido para que participem da celebração; Atender também aos idosos, mesmo não sendo doentes; Visitar as famílias, em outras circunstâncias, para uma conversa amiga ou leitura da Palavra e orações; Presidir o culto eucarístico na ausência do sacerdote; Irradiar, sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasião das visitas, ou no ambiente comunitário, de forma evangelizadora; Aproveitar o tempo de velório para uma adequada celebração dando um sentido cristão à morte; Formar a comunidade cristã através da Palavra de Deus, despertar-lhe a fé e prepará-la para celebração eucarística; Expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN 943; Participar ativamente da festa de Corpus Christi, congressos eucarísticos e semanas eucarísticas; Zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito e Batizar em caso de necessidade.

Pastoral da Acolhida

Coordenadora: Fernanda Chaves da Silva
Contato: (43) 9 8488-0916
E-mail: [email protected]

É a presença simpática e acolhedora da Paróquia que recebe os que vêm à Igreja participar das celebrações litúrgicas e de outros eventos, fazendo jus ao que diz o apóstolo Paulo: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rm 15,7). Está atenta ao bem-estar dos fiéis, indicando-lhes lugar para sentar, atendendo-os em eventuais necessidades e atuando de modo a cessar qualquer ação inoportuna que perturbe a celebração da Santa Missa.

Pastoral do Batismo

Casal Coordenador: Emerson Oliveira e Cláudia Montenegro Oliveira
Contato: (43) 9 8419-7121
E-mail: [email protected]

A Pastoral do Batismo tem como objetivo levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que, através dele, se assume com Deus e com a comunidade, demonstrando que o sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar os filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Os pais que irão batizar na Paróquia deverão ligar na secretaria, pegar a relação de documentos e fazer a inscrição para receberem a formação.

A formação consiste em transmitir o conteúdo sobre o Sacramento do Batismo e os demais Sacramentos, leitura da Bíblia e o rito batismal. O batizado ocorre no quarto domingo do mês.

Pastoral Catequética

Coordenadora: Rosemary Fernandes
Contato:  (43) 9 9118-8013 / (43) 9 9609-1881

E-mail: [email protected]

O objetivo da catequese é fortalecer a relação entre a igreja e família. Através dos ensinamentos caseiros, a criança traz a sua realidade para a igreja e desperta um chamado que faz com que a sua fé seja inflamada pela catequese através do “Querigma” (ou o “primeiro anúncio”).

Como uma continuidade da família, a catequese transmite uma fé simples, com poucos paradigmas, motivando o catequizando a ter um amor e uma proximidade para com Jesus, não sendo apenas um entrega de sacramentos. Inserindo a Palavra de Deus no atual contexto de nossa sociedade, a catequese da Paróquia Nossa Senhora da Paz também deseja que o catequizando tenha momentos de reflexão e seja luz e exemplo para as outras pessoas.

A catequese também busca estabelecer um contato com a família do catequizando. A cada início de tempo, são realizados encontros direcionados especialmente aos pais. Hoje, a Paróquia conta com mais de 100 catequizandos e 23 catequistas e auxiliares. Os catequistas são devidamente formados e preparados, e os conteúdos passados nos encontros são documentados pela diocese.

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Coordenadora: Maria Oliveira da Silva
Contato: (43) 9 8477-1550
E-mail: [email protected]

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) define a Pastoral da Comunicação (Pascom) como eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Em sua missão, deve irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora eclesial.

O trabalho da Pascom não deve ser reduzido aos meios de comunicação, “pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias”. A Pascom favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra.

São seis frentes de trabalho para a atuação da Pascom, de acordo com o Diretório:

  1. Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
  2. Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
  3. Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
  4. Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora;
  5. Envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos;
  6. Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas nos locais onde não existem profissionais especificamente designados;

Pastoral dos Coroinhas

Coordenadora: Terumi Sakai
Contato: (43) 9 9941-7836
E-mail: [email protected]

A Pastoral dos Coroinhas busca despertar nas crianças e nos adolescentes a vocação para servir ao altar do Senhor, despertar o “Sim” no engajamento na Comunidade Paroquial incentivando a participação da família; despertar o amor, a piedade e o Respeito à Sagrada Eucaristia e despertar novas e necessárias vocações religiosas e sacerdotais. Em paralelo à Pastoral da Catequese, a Pastoral proporciona uma formação contínua, litúrgica e bíblica.

Crianças a partir de sete anos já podem se tornar coroinhas.

Pastoral da Criança

Coordenadora: Cristiane Aparecida Almirão Juliani
Contato: (43) 99992-6404
e-mail: [email protected]

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, ajudando a combater a mortalidade infantil e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de gestantes, de crianças menores de seis anos e de suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

A Pastoral da Criança tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. (Artigo 2º do Estatuto).

As ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na orientação das famílias para os cuidados com a criança.

Pastoral do Dízimo

Casal Coordenador: Carlito e Elaine da Costa
Contato: (43) 9 9998-9931
E-mail: [email protected]

Desperta a comunidade para a importância da partilha por meio do dízimo, como gesto de gratidão a Deus, e a oferta à Igreja para o seu sustento, para construções, reformas e desenvolvimento da sua ação pastoral, missionária e social junto às comunidades mais pobres. Seu trabalho se desenvolve através dos plantões realizados durante as Missas aos sábados e domingos.

Pastoral Familiar

Casal Coordenador: Fernando e Isabel Mendonça
Contato: (43) 9 9171-5282/ (43) 9 9137-3983
E-mail: [email protected] / [email protected]

A Pastoral Familiar tem como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, fazendo com que a mesma se fortaleça dentro de sua comunidade, com um trabalho a favor da defesa e da promoção da pessoa em todos os atos que estabelecem vínculos de amor, comunhão e convivência. A Pastoral é responsável pela preparação para o matrimônio, retiros para casais, encontros de formação e em eventos como a Semana Nacional da Família.

O movimento se organiza em dois setores: pré-matrimonial e pós-matrimonial. O primeiro é responsável por preparar os noivos para a vida matrimonial, abordando em seus encontros temas como planejamento financeiro, diálogo entre o casal, planejamento familiar e exercício da sexualidade. O setor pré-matrimonial também é responsável pela formação de casais que já vivemjuntosporém não receberam o Sacramento do Matrimônio. O setor pós-matrimonial oferece auxílio para os recém-casados (geralmente de 0 a 5 anos de união) e os grupos familiares, incentivando-os a participarem de atividades desenvolvidas pela Paróquia e, posteriormente, no engajamento de algum movimento ou pastoral.

 

Encontro de Noivos

Preparação dos noivos para a vida conjugal e familiar, mostrando, por meio de palestras, dinâmicas e testemunhos a importância da maturidade para contrair o Matrimônio, e da construção da vida a dois, embasada nos valores evangélicos, no amor de Cristo e na participação da Igreja.

 

Legitimação Matrimonial

Prepara os casais que ainda não são casados na Igreja, por meio de cursos e encontros, para receberem o Sacramento do Matrimônio, mostrando-lhes a importância da vida conjugal/familiar construída, cultivada e fundamentada nos valores evangélicos e na vida em comunidade.

 

Cerimoniais

É responsável por organizar os casamentos realizados na Paróquia, desde o contato com os noivos até a supervisão no dia do matrimônio, seguindo as normas estabelecidas pela Igreja e garantindo o andamento correto da cerimônia.

Pastoral Liturgica

Coordenadora: Maldeir Bonfim Catanho
Contato:(43) 9 9901-9363
E-mail: [email protected]

A Pastoral Litúrgica tem como finalidade animar a vida litúrgica em toda a Paróquia para que a comunidade dos fiéis celebre com alegria, participando ativamente do mistério da Salvação vivenciado na proposta do Ano litúrgico.

A Pastoral Litúrgica tem como missão criar condições de escuta da Palavra, celebração da fé e da vida, partilha do Pão, encontro fraterno com Deus e com os irmãos.

A pastoral litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, festas dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.

Pastoral da Música

Coordenadora: Andreia Bassetto
Contato: (43) 9 8406-6515
E-mail: [email protected]

A Pastoral da Música exerce um trabalho de ação direta entre o pároco e a equipe litúrgica. Utiliza da música como um instrumento de conscientização, preservando os ritos fixos da Santa Missa, conforme determina a Igreja.

O papel da pastoral da música é o de levar as pessoas a abrirem o coração ao louvor e à oração por meio da melodia e dos cânticos.

Pastoral dos Ministros Leitores

Coordenador: Rogério Freire Kochmanscky
Contato: (43) 9 9906-8864
E-mail: [email protected]

Os leitores leigos na liturgia realizam um verdadeiro ministério litúrgico. Para o fazerem com piedade e do modo que convém, precisam de duas coisas: imbuir-se de espírito litúrgico e formar-se cada vez mais.

O leitor é instituído para fazer as leituras da Sagrada Escritura, com exceção do Evangelho. Pode também propor as intenções da oração universal e ainda, na falta de salmista, recitar o salmo entre as leituras. Na celebração eucarística, o leitor tem uma função que lhe é própria e que ele deve exercer por si mesmo. (IGMR 99: cf. EDREL 349).

Pastoral da Saúde

Coordenadores: Maria Inês Ghiraldi de Lima
Contato: (43) 9 9859-6303
E-mail: [email protected]

A Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. É a ação libertadora de Cristo presente no mundo na área da saúde, em três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional.

A Pastoral da Saúde acontece em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.

A Pastoral da Saúde tem por objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde.