fbpx

Movimentos

Os Movimentos Católicos são grupos específicos com organização muitas vezes independentes, não diretamente ligados a uma paróquia ou Arquidiocese, constituídos por leigos e, às vezes, com assessoria de um Sacerdote e com coordenação nacional e internacional.

O que caracteriza um movimento católico é que a sua origem e estrutura parte, geralmente, de um fundador ou fundadora que dá as coordenadas para que esse movimento exista; ele é regido, muitas vezes, de estatutos e normas e de um direcionamento na espiritualidade.

Estão mais ligados à vida pessoal dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese. 

Adoradores da Eucaristia

Coordenadora: Maria Ângela Fanckim Lopes
Contato: (43) 9 9956-0601 / 3339-1746
e-mail: [email protected]

O Movimento dos Adoradores da Eucaristia nasceu de um profundo em propagar e divulgar a grandeza da Pessoa Eucarística do Senhor.

Carisma
Adoração, contemplação e silêncio.
Os adoradores são escolhidos pelo Pai para divulgar, com a vida, a grandeza de seu Filho Eucarístico.

Apostolado da Oração – AO

Coordenadora: Ignez M. de Araújo
Contato: (43) 9 8802-6169
e-mail: [email protected]

O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para ajudá-los a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária e despertar neles a capacidade missionária. Leva-os a uma aliança de amor pessoal com Ele, simbolizada no seu Coração.

O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Rezar por estas intenções abre os olhos e o coração à dimensão do mundo, fazendo nossas as alegrias e esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs.

Encontro de Casais com Cristo – ECC

Casal Coordenador: Adilson e Fabiana Pereira
Contato: (43) 9 9858-2905
e-mail: [email protected]

É um movimento de evangelização das famílias cujo fim é o de levar os casais a uma vivência mais profunda do sacramento do matrimônio e ao engajamento nas pastorais e movimentos da comunidade. Trabalha com grupos de casais em reuniões domiciliares e formação à comunidade, objetivando o crescimento pessoal, conjugal, espiritual e, consequentemente, o fortalecimento da família.

Grupo de Oração

Coordenadora: Sueli Batista da Silva
Contato: (43) 9 9866-0538
e-mail: 

O grupo de oração é o lugar especial e favorável ao nosso encontro com o Senhor. Nele, podemos viver, semanalmente, a experiência de orarmos em comunidade, louvando, suplicando e recebendo muitas graças do céu, e também de sermos formados com a Palavra de Deus, a sã Doutrina e o ensinamento do Magistério da Igreja.

O objetivo do Grupo de Oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: ‘eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. ’ João 10,10

Grupo de Oração Jovem – RPA

Coordenadores: Pedro Lucas de Souza Nascimento
Contato: (43) 9 9993-7768
e-mail: [email protected]

O Grupo de Oração Jovem está voltado para jovens a partir de 17 anos que buscam conhecer sempre mais os carismas e os dons do Espírito Santo. O objetivo é dar aos jovens uma autêntica imagem cristã, comunitária, social e espiritual; oferecendo meios para crescer na fé.

Grupos Bíblicos de Reflexão – GRB

Coordenadora: Idalina S. Vialli
Contato:  (43) 9 9997-1887
e-mail: 

Os grupos bíblicos de reflexão buscam formar pessoas conscientes e comprometidas com a caridade e com a sociedade. A união da comunidade faz com que a paróquia se renove. Os encontros possibilitam o acolhimento, o perdão, a libertação e a comunhão de vida, desenvolvendo um crescimento social da comunidade justamente por praticar a amizade e a ajuda entre os vizinhos, as ruas, os condomínios e os bairros.

“Grupo Bíblico de Reflexão é lugar de evangelização, é projeto de transformação, é catequese em continuação, é força de libertação, é escola de comunhão, é Igreja em ressurreição, a Igreja em missão”. Dom Orlando Brandes

Movimento Cristo Te Ama – CRISTMA

Coordenadora: Antonieta Valério Luiz
Contato: (43) 9 9922-8272
e-mail: 

O CRISTMA – CRISTO TE AMA – tem por finalidade ajudar espiritualmente o dependente (e o familiar), acompanhá-lo na recuperação e inseri-lo na comunidade. Funciona por meio de Tripé Básico: apostolado, reuniões de apoio e curso de libertação. A prática do apostolado consiste em participar, crescer e trazer mais uma pessoa através da abordagem, visita, palestra de motivação, e, desta forma, permanecer na abstinência e conquistar a serenidade. A Reunião de Apoio constitui o processo de integração que a terapia de grupo, baseada na experiência de dependentes e familiares em recuperação, proporciona na direção da conscientização da necessidade de um tratamento entre os participantes. O Curso de Libertação é a oportunidade oferecida ao dependente e ao familiar para aprender a viver em comunidade, passar pelo processo de purificação, iluminação e união com CRISTO e, finalmente, desfrutar de uma vida de libertação total.

Movimento Familiar Cristão – MFC

Coordenadora: Gisele Gouveia Costa
Contato: (43) 3324-1701
e-mail: [email protected]

O MFC surgiu no Uruguai, em 1950, pelo entusiasmado e carismático Padre Pedro Richard. Hoje, está presente em mais de 40 países, nos cinco continentes.

O MFC tem por finalidade:

  1. a) Desenvolver ações visando à humanização, à evangelização, à promoção de valores humanos e cristãos de pessoas e famílias, capacitando as famílias para que possam cumprir a sua missão de formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do bem comum.
  2. b) Promover programas e atividades assistenciais e de promoção humana para pessoas e famílias, especialmente focadas nas crianças, adolescentes e idosos carentes, de modo a atender suas necessidades de alimentação, nutrição, saúde e instrução, propiciando orientação para a sua inserção cidadã na sociedade e no mercado de trabalho.
  3. c) Promover ações de qualquer natureza em defesa da preservação ambiental.

Movimento Mãe Rainha – Capelinha Mãe Peregrina de Shoenstatt

Coordenadora: Maria Lúcia Castoldi Montenegro
Contato: (43) 3354-3716
e-mail: [email protected]

A devoção a Nossa Senhora de Schoenstatt surgiu em 1914, quando, em 18 de outubro, o padre José Kentenich, ao fazer uma palestra aos alunos do Seminário de Schoenstatt, na Alemanha, inspirado por Deus, fez um convite para rezarem, se consagrarem a Maria e lhe oferecerem sacrifícios, especialmente pela autoeducação. A capelinha deveria tornar-se, assim, um local de manifestação das glórias de Nossa Senhora, especialmente de sua ação como Educadora. O objetivo é a educação de um homem novo e a construção de uma nova sociedade.

Réplicas dessa capelinha percorrem as casas dos fiéis do mundo todo e também de nossa comunidade. Como intercessora junto a Deus, a Mãe e Rainha alcança para todos os que a procuram nos santuários a tríplice graça: a graça do abrigo espiritual, da transformação interior e da fecundidade apostólica.

Movimento Mães que oram pelos Filhos

Coordenadora: Maria Inês Ghirardi de Lima
Contato: (43) 9 9859-6303
e-mail: [email protected]

Tudo começou quando Vanessa Campos Ferreira Menin obteve um exemplar do livro “Todo filho precisa de uma mãe que ora” e solicitou à sua mãe, Angela Abdo Campos Ferreira (fundadora do Movimento), que começassem a rezar em família pelos filhos, em sua própria casa.

A Padroeira é Nossa Senhora de La Salette, uma mãe que chora por todos aqueles que lhe foram dados. Já faz muito tempo que ela sofre e intercede por todos os filhos do mundo.

A copadroeira é Santa Monica, uma mãe que orou por seu filho durante anos, assim como as mães deste movimento que intercedem pelos seus.

Hoje, são 578 grupos no Brasil, 11 no exterior, 9 nas escolas e 1 em hospital.

O Movimento Mães que Oram pelos Filhos tem cumprido sua missão de capacitar um exército materno para promover atividade apostólica e se colocar em batalha espiritual para salvação e restauração das famílias. Com isso, tem atingido seus objetivos de interceder em favor dos filhos e formar mães para serem intercessoras que estarão a serviço, segundo o coração de Deus, para salvar as almas dos seus filhos e os do mundo inteiro.

Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP Vicentino

Coordenador: Abílio Corrêa Dias
Contato: (43) 3324-3123
e-mail: 

Há 181 anos, Ozanam e amigos fundavam a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP. Isso só foi possível graças a um gesto de solidariedade praticado por Antônio Frederico Ozanam e seus amigos há 181 anos. Em 23 de abril de 1833, os jovens levaram à casa de um homem pobre um pouco de lenha para que acendesse o fogo e preparasse uma sopa de batatas. Esta foi a primeira visita praticada.

Os vicentinos fazem da SSVP um dos movimentos mais respeitados do mundo.

Os vicentinos estão atualmente em 148 países, com mais ou menos 750.000 membros, fazendo visitas semanais às famílias pobres e oferecendo ajuda tanto material como espiritual, que é o objetivo da SSVP, ou seja, evangelizar. O Brasil é, hoje, o país que tem mais vicentinos no mundo: 250.000 homens, mulheres, jovens e crianças. Temos também abrigos e asilos para idosos em todo o Brasil.

As Conferências Vicentinas são formadas por um grupo de leigos católicos e voluntários que, junto com a Igreja Católica e os padres, ajudam os mais necessitados das nossas comunidades.

O alimento que é levado aos pobres é a chave para entrar em suas casas, levar a palavra de evangelização, plantar a semente do amor de Jesus Cristo e também ver a real necessidade de cada família.

Terço das Mulheres

Coordenadora: Maria Inês Ghirardi de Lima
Contato: (43) 9 9859-6303
e-mail: [email protected]

O Terço das Mulheres é um movimento que surgiu em 1 de maio de 2007 por Dra. Maria José Cardoso Ferro em unidade com o Grupo AME (Amor Maior à Eucaristia).

São mulheres de idades variadas e das mais variadas classes sociais que rezam o Terço semanalmente no Brasil todo e também em nossa comunidade.

Os objetivos do movimento são: Resgatar o valor da Oração para a Igreja Católica; Fortalecer a Espiritualidade das participantes a fim de prepará-las para desenvolver trabalhos sociais junto à população carente; Incentivar a promoção humana, sobretudo da mulher; Conduzir à EUCARISTIA.

Terço dos Homens Movimento Mariano

Coordenador: Settímio Giuliani
Contato: (43) 9 9101-6302
e-mail: [email protected]

O Terço dos Homens é um movimento que surgiu no dia 8 de setembro de 1936, na cidade de Itabí – SE, por um Frade da Ordem dos Frades Menores da cidade de Penedo – AL., que fazia o trabalho missionário em vários municípios do estado de Sergipe e, após visitar vários deles, encontrou em Itabí o apoio para lançar o Terço dos Homens que contou com a presença de 220 homens.

São homens de idades variadas, adultos, jovens, crianças e idosos das mais variadas classes sociais que rezam o Terço semanalmente no Brasil todo e também em nossa comunidade.

A missão do Terço dos Homens é resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.  O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.